O shell do Linux é um ambiente poderoso e personalizável que permite aos usuários criar um fluxo de trabalho eficiente e confortável. Uma das maneiras pelas quais os usuários do Linux personalizam seu ambiente de shell é através do uso de “alias”. Neste artigo, vamos explorar o que são alias no Linux, onde estão os arquivos que os ajudam e dar sugestões de uso com exemplos e saídas práticas.

O que são Alias?

No contexto dos sistemas operacionais Linux, um “alias” é um atalho para um comando ou uma sequência de comandos. Em outras palavras, um alias permite que você substitua um comando ou uma série de comandos por uma palavra-chave de sua escolha.

Isso é particularmente útil para comandos longos que você digita com frequência. Em vez de escrever toda a sequência de comandos, você pode simplesmente digitar o alias.

Onde os Arquivos de Alias estão localizados?

Alias podem ser definidos na sessão atual do terminal, mas eles serão perdidos assim que a sessão for fechada. Para criar alias permanentes, que estão disponíveis em todas as sessões do terminal, você precisa defini-los em um arquivo de configuração do shell.

Se você estiver usando o shell Bash (o shell padrão na maioria das distribuições Linux), você pode colocar seus alias no arquivo ~/.bashrc. Algumas distribuições também suportam um arquivo ~/.bash_aliases, que é automaticamente incluído pelo arquivo ~/.bashrc.

Se você estiver usando o shell Zsh, você pode colocar seus alias no arquivo ~/.zshrc.

Exemplos e Sugestões de Uso

Alias para listagem de arquivos

Um exemplo comum de alias é criar um atalho para o comando ls, que lista arquivos em um diretório. Por exemplo, se você costuma usar o comando ls -l para obter uma lista detalhada de arquivos, você pode criar um alias para ele:

alias ll='ls -l'

Agora, sempre que você digitar ll e pressionar enter, o shell executará ls -l.

Listagem de arquivos com cores

Você também pode criar um alias para mostrar uma listagem de arquivos com cores, o que pode tornar mais fácil distinguir entre diferentes tipos de arquivos. O comando ls possui a opção --color, que colorirá a saída com base no tipo de arquivo. Aqui está um alias que você pode usar:

alias lsc='ls --color=auto'

Agora, sempre que você digitar lsc, o shell executará ls --color=auto, colorindo a saída para facilitar a distinção entre diferentes tipos de arquivos.

Listagem de arquivos com formatos diferenciados

Da mesma forma, você pode usar um alias para listar arquivos com formatos diferenciados. O comando ls tem a opção -F, que adiciona um caractere no final de cada nome de arquivo para indicar seu tipo (por exemplo, ‘/’ para diretórios, ‘*’ para arquivos executáveis). Você pode criar um alias assim:

alias lsf='ls -F'

Agora, sempre que você digitar lsf, o shell executará ls -F, facilitando a distinção entre diferentes tipos de arquivos.

Conclusão

Através do uso de alias, você pode economizar tempo e tornar sua experiência no terminal Linux muito mais agradável. Alias permitem que você customize o shell do Linux para se adequar melhor às suas necessidades, e com um pouco de prática, você pode encontrar muitos usos úteis para eles.

Sobre o autor

Pós graduado em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação pela UNIASSELVI.
Esposo e Pai, curto atividades ao ar livre (Bike, SUP, Natação, Caminhar, Brincar no campo)

Atua com Banco de Dados Oracle desde de 2007. Atualmente é DBA Senior na FLUIDATA Serviços em Banco de dados (www.fluidata.com.br)

Principais atividade Banco de dados:

Implementação, migração, gerenciamento e suporte a produtos Oracle (8i, 9i, 10g, 11g, 12c, 18c, 19c RAC), multiplataforma;
Implementação, migração, gerenciamento e suporte a produtos Microsoft SQL Server (2008 - 2019);
Implementação, migração, gerenciamento e suporte a produtos PostgreSQL (9.3 - 14);
Monitoramento de ambientes 24×7;
Backup e Recovery;
Performance e Tuning;
Alta disponibilidade (HA);
EM database/grid/cloud control;
Conversão de databases;
Standby database / Oracle Data Guard;

Certificações:

Oracle Cloud Infrastructure 2019 Certified Architect AssociateOracle Cloud Infrastructure 2019 Certified Architect Associate
Oracle Database 12c Administrator Certified ProfessionalOracle Database 12c Administrator Certified Professional
Exadata Database Machine Models X2-2 and X2-8 Technology Support SpecialistExadata Database Machine Models X2-2 and X2-8 Technology Support Specialist
Oracle Database 11g Support SpecialistOracle Database 11g Support Specialist
OCP 11g - Oracle Certified Professional AdministratorOCP 11g - Oracle Certified Professional Administrator
OPN Certified Specialist 10g - PartnerNetwork Certified SpecialistOPN Certified Specialist 10g - PartnerNetwork Certified Specialist
Oracle Database 10g Real Applications Clusters AdministratorCertified ExpertOracle Database 10g Real Applications Clusters AdministratorCertified Expert
Oracle Database 10g: Managing Oracle on Linux Certified ExpertOracle Database 10g: Managing Oracle on Linux Certified Expert
OCP 10g - Oracle Certified Professional AdministratorOCP 10g - Oracle Certified Professional Administrator

Principais atividades DEVOPS:

PHP
ASP.net
C#
Docker
Golang
C++
Delphi
Python
HTML5
JavaScript

Você também pode gostar: